Proclamação da República e a história do RJ

14nov, 2021

Nesse mês de Novembro comemoramos a Proclamação da República, ocorrida em 15 de Novembro de 1889, evento que pôs fim à monarquia do Império no nosso país. A República destituiu o então chefe de Estado, Dom Pedro II.

Sabemos que a cidade do Rio de Janeiro teve uma importância enorme na história do Brasil.  Hoje em dia, mais de 130 anos depois, o Rio ainda guarda várias lembranças dessa época de monarquia e dos monumentos deixados pela Família Real Portuguesa. Se você é fã de turismo cultural, confira agora nossa lista de pontos históricos para visitar durante sua viagem pela cidade!

Paço Imperial

O Paço Imperial, antigo Paço Real, é o local onde Dom Pedro I foi consagrado Imperador e a residência da Família Imperial do Brasil, de 1808 a 1822. Foi sede também de vários outros acontecimentos importantes da história brasileira, como a assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel. Atualmente é um centro cultural com várias atividades, como peças de teatro e exposições.

Quinta da Boa Vista

Foi a residência oficial da família real de 1808, desde a época da independência do Brasil até a Proclamação da República. Foi também o local de nascimento de D. Pedro II e Princesa Isabel, sua filha.

O parque atualmente preserva jardins e lagos, palácios, templos e outras construções, com lindas vistas naturais.

Ilha Fiscal

A Ilha Fiscal fica localizada no interior da baía de Guanabara, fazendo fronteira com o centro histórico da cidade. A ilha ficou famosa por ter sido palco do “baile da Ilha Fiscal”, a última grande festa do Império antes da Proclamação da República.

Seu nome teve origem do fato de por lá ter funcionado, no século XIX, o posto da Guarda Fiscal, que atendia o porto da cidade naquela época. O local atualmente abriga um museu histórico-cultural.

Jardim Botânico

Considerado atualmente um dos mais importantes do mundo e patrimônio tombado pelo IPHAN, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro foi fundado em 1808 por Dom João VI. O parque possui 137 hectares de área e por lá você encontra várias trilhas, estátuas, fontes, plantas exóticas e muito mais. Há também o Museu do Meio Ambiente, um jardim japonês e muitos outros espaços interessantes.

Real Gabinete de Leitura

O Real Gabinete foi fundado em 1837 por um grupo de imigrantes portugueses e inaugurado pela Princesa Isabel em 1887. Por lá, existem mais de 350 mil títulos disponíveis, sendo muitos deles raridades. O intuito na época era oferecer acesso às publicações dos autores portugueses aos imigrantes que vieram para o Brasil.

Biblioteca Nacional

Devido a um incêndio na Real Biblioteca de Lisboa, em 1755, o acervo português foi encaminhado para o Brasil, dando origem à Biblioteca Nacional. Por lá é possível encontrar várias relíquias, como imagens do Rio Imperial e cartas de Dom Pedro II. A Biblioteca Nacional é a oitava maior biblioteca nacional do mundo e a maior da América Latina, segundo a UNESCO.

Ela conta com um acervo de mais de 9 milhões de itens, incluindo raridades, como as obras do século XV que chegaram ao Brasil junto com a Família Real.

Esperamos que tenha gostado das dicas de pontos turísticos históricos! Está planejando sua viagem para o Rio de Janeiro? O Maracanã Hostel oferece o melhor custo-benefício o ano todo, contando com uma equipe acolhedora e pronta para te ajudar a qualquer momento! Entre em contato com a gente para mais informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *