Passeios Literários no RJ

28nov, 2021

Apesar de ser muito conhecida por suas belezas naturais, a diversidade cultural da capital carioca é também um grande ponto de destaque, sendo um prato cheio para os fãs de turismo cultural, histórico e arquitetônico.

Os amantes de leitura conseguem encontrar por aqui museus, livrarias e bibliotecas incríveis para fazer parte de sua programação cultural. Vamos te ajudar nessa seleção separando a seguir 4 espaços literários que você não pode deixar de visitar no Rio!

Real Gabinete Português de Leitura

Esse é um ponto turístico obrigatório para quem é fã de turismo cultural. Trata-se nada menos do que a quarta biblioteca mais bonita do mundo, eleita em 2014, sendo uma das joias da coleção de prédios antigos do centro da cidade.

O Real Gabinete tem sua fachada inspirada no monumental Mosteiro dos Jerônimos, em Lisboa, e remete a Portugal. O edifício foi fundado em 1837 por um grupo de imigrantes portugueses e inaugurado pela Princesa Isabel em 1887. Por lá, existem mais de 350 mil títulos disponíveis, sendo muitos deles raridades. É sem dúvidas um dos espaços literários mais importantes do país.

Academia Brasileira de Letras

A Academia Brasileira de Letras foi fundada em 1897, por ninguém menos que Machado de Assis, com o objetivo de cultivo da língua e da literatura nacional. A partir de então, acabou se tornando um templo de objetos pessoais do escritor.

A  ABL é sediada em uma réplica do Petit Trianon do Palácio de Versalhes, que foi doada pelo governo da França para homenagear o centenário da Independência do Brasil. Por lá você encontra, no primeiro pavimento, diversos salões que abrigam reuniões regulares e sessões solenes. No segundo pavimento há a Sala de Sessões e a Biblioteca. A instituição reserva ao público visitas guiadas e diversas programações culturais, como concertos, lançamentos de livros e peças de teatro.

Biblioteca Nacional

A Biblioteca Nacional é a oitava maior biblioteca nacional do mundo e a maior da América Latina, segundo a UNESCO. Sua fachada é outro destaque, possuindo uma arquitetura em estilo eclético, com seis colunas coríntias bastante vistosas.

Trata-se também da mais antiga instituição nacional. Ela conta com um acervo de mais de 9 milhões de itens, incluindo raridades, como obras do século XV, que chegaram ao Brasil junto com a Família Real.

Livraria da Travessa

Por último, temos em nossa lista a Livraria da Travessa! Trata-se de uma das principais importadoras e distribuidoras de livro da cidade. Atualmente a rede possui cinco unidades da Livraria espalhadas pela cidade, sendo uma ótima opção de parada para quem gosta de sentar e folhear alguns livros nos momentos de descanso ou está procurando livros para comprar.

Como podemos perceber, o Rio possui roteiros incríveis que vão muito além dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade. Se estiver planejando conhecer a cidade, reserve o máximo de tempo possível para a viagem. Aproveite para se hospedar no Maracanã Hostel, que possui toda a estrutura que você precisa com o melhor custo-benefício! Entre em contato conosco para saber mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *