Dicas de Segurança no RJ

14jul, 2022

Uma das maiores polêmicas que envolvem o Rio de Janeiro é a segurança. Além de ser um dos principais destinos turísticos do país, o Rio é uma grande metrópole e, como consequência, sofre com os diversos problemas de uma cidade desse porte. Por conta disso, frequentemente os turistas ficam na dúvida se vale a pena ir ao Rio.

Entretanto, se fizermos uma caminhada pelos principais bairros turísticos da cidade, percebemos que os moradores andam pelas ruas normalmente, assim como em qualquer outra cidade. É claro que morar ou visitar o Rio inclui adotar uma série de medidas de segurança, assim como em qualquer outro grande centro urbano. Para quem não está acostumado com cidades grandes, todo cuidado é pouco. Confira agora algumas dicas para ficar mais tranquilo durante seus passeios pela Cidade Maravilhosa e não deixar que o medo te impeça de conhecer esse lugar incrível:

  • Transporte público: Sempre que possível, use o metrô para se deslocar. O metrô é bem mais seguro que usar as linhas de ônibus, principalmente para quem não conhece bem a cidade. O VLT também é uma ótima opção.
  • Táxi x Uber: Via de regra, o Táxi acaba sendo um meio de locomoção mais seguro no Rio. Isso porque muitos motoristas de Uber não conhecem tão bem a cidade e acabam apenas seguindo o GPS, fazendo com que ele possa percorrer áreas perigosas da cidade.
  • Caminhada pelas ruas: Adote medidas básicas de segurança ao andar pelo Rio, como não andar com jóias, celular ou câmera na mão, evitar lugares ermos e afastados de comércios.
  • Praias: as praias no Rio, de modo geral, são seguras, principalmente as que estão longe de comunidades e favelas, como a do Leblon e da Barra da tijuca. Só evite dar bobeira e não deixe seus pertences sem supervisão na areia.

Em resumo, problemas como arrastões nas praias, assaltos a mão armada, apesar de fazerem parte da realidade da capital carioca, não são problemas rotineiros como muitos acreditam. Assim como em outras cidades grandes como São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre, é importante ter cuidado e saber para onde se está indo, evitar andar em ruas pouco movimentadas e não deixar bens de valor à mostra para poder conhecer o Rio com mais tranquilidade.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.