Dica de Passeio – Parque Lage

26dez, 2021

Nossa dica da semana para quem está vindo visitar o Rio de Janeiro é conhecer o Parque Henrique Lage. Localizado nas encostas do Corcovado e ao lado do Jardim Botânico, o parque é um espaço público com mais de 52 hectares de área verde, composto por um casarão do século XIX que é tombado pelo IPHAN, onde atualmente se encontra o Instituto de Belas Artes.

O espaço é um antigo engenho de açúcar da época do Brasil Colonial, que após 1660 passou a pertencer à família Rodrigo de Freitas Mello e, em 1859, parte da fazenda passou a ser propriedade da família Lage. O caráter eclético de sua arquitetura e o estilo de vida de seus moradores, os cariocas Henrique Lage e Gabriella Besanzoni, são o espelho de uma época em que a vida social da cidade era concentrada em salões, reuniões e saraus. Apesar de ser uma obra eclética, há o predomínio de elementos da construção italiana.

Por lá é possível visitar e apreciar a beleza de seus jardins construídos nos moldes europeus e florestas, além do requinte e charme do seu conjunto arquitetônico. Há também um lago, um aquário, uma gruta, espaços com brinquedos para crianças e uma trilha. Essa última é uma das principais atrações, já que leva ao Corcovado, cruzando as florestas do Parque Nacional da Tijuca. No pátio central da mansão, à beira da piscina, fica o Bistrô Plage, que oferece café da manhã, almoço e jantar. Por ali também acontecem vários eventos de arte e música.

O Parque fica a 1 km do Jardim Botânico, entre a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Morro do Corcovado, e fica aberto para visitação das 9h às 17h todos os dias. A entrada é gratuita. Se você é fã de arquitetura e de passeios ao ar livre, não deixe de conhecer o Parque Lage. Aproveite sua viagem ao Rio para se hospedar no Maracanã Hostel! Entre em contato conosco para mais informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *