Construções históricas no Rio de Janeiro

12jun, 2022

Além da beleza, o Rio de Janeiro possui uma grande importância histórica. Por conta disso, a cidade é cheia de construções imponentes e com alto valor arquitetônico que valem a pena ser conhecidas. Fizemos uma lista com algumas delas para você poder conhecer de perto na sua próxima viagem:

Theatro Municipal

O Theatro Municipal é o maior exemplo da arquitetura eclética desenvolvida na cidade no início do século XX. O projeto faz clara referência à Ópera Garnier de Paris, remetendo ao estilo europeu. No exterior, há esculturas feitas pelo artista brasileiro Bernadelli, vitrais alemães com nomes grafados de mestres da música e da dramaturgia nacionais e mundiais.

Palácio da Ilha Fiscal

A Ilha Fiscal fica localizada no interior da baía de Guanabara, fazendo fronteira com o centro histórico da cidade. A ilha ficou famosa por ter sido palco do “baile da Ilha Fiscal”, a última grande festa do Império antes da Proclamação da República. O local atualmente abriga um museu histórico-cultural.

Real Gabinete de Leitura

O Real Gabinete foi fundado em 1837 por um grupo de imigrantes portugueses e inaugurado pela Princesa Isabel em 1887. Por lá, existem mais de 350 mil títulos disponíveis, sendo muitos deles raridades. O intuito na época era oferecer acesso às publicações dos autores portugueses aos imigrantes que vieram para o Brasil.

Palácio do Catete

Atualmente sede do Museu da República, o Palácio do Catete foi sede da Presidência da República entre os anos de 1897 e 1960. Um dos seus diferenciais se dá pelas esculturas que fazem parte da fachada, as quais o fazem ser conhecido também como “Palácio da Águias”.  O lugar encanta também pelo amplo jardim com chafariz, gruta e o extenso gramado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.