4 Coisas que você precisa saber antes de visitar o Rio de Janeiro

11out, 2021

O Rio de Janeiro é a “porta de entrada” do turismo no Brasil entre viajantes do mundo inteiro. Ainda assim, muitos brasileiros não conhecem a famosa capital fluminense. Pensando nisso, separamos algumas informações interessantes para você que está planejando visitar a cidade pela primeira vez.

Use o metrô

O Rio de Janeiro, assim como outras grandes capitais, é uma cidade muito movimentada e com trânsito caótico em horários de pico. Por isso, nossa primeira dica é que você priorize o uso do metrô para se locomover na cidade. Procure se hospedar em um local estratégico, perto de estações e faça o máximo de coisas que puder com o sistema de metrô, que é rápido, seguro e eficiente, cobrindo a maior parte dos bairros da cidade.

Alguns locais, como a Urca ou Cosme Velho, não são cobertas pelo metrô, mas você consegue pegar um ônibus de integração para esses lugares com o cartão de passagem do metrô.

Chuvas de verão

A maior parte dos turistas pensa em visitar o Rio de Janeiro no verão. De fato, o verão no Rio é incrível: a cidade fica cheia de turistas do mundo todo, o céu fica sempre azul e o calor está sempre presente.

Porém, como toda cidade tropical, é importante estar ciente de que durante essa época podem acontecer as chuvas fortes. Normalmente elas são rápidas e acontecem no final do dia, não comprometendo sua diversão. Mas se não quiser correr esse risco e ainda pegar um tempo bem quente, os meses seguintes, de abril a maio, costumam ser melhores.

Praias

As praias mais famosas do Rio de Janeiro são as do sul, como Copacabana, Leme, Arpoador, Ipanema e Leblon. São praias próprias para banho, com ótima estrutura e perfeitas para tomar um sol ou andar de bike pelo calçadão. Mas caso não goste de praias muito cheias, existem várias outras opções de praias tão lindas quanto essas. Aos fins de semana evite Copacabana e escolha opções mais tranquilas.

Comida

As comidas do Rio não são muito diferentes do que a maioria dos brasileiros estão acostumados. Mas sempre que puder, experimente coisas novas, como as comidas clássicas cariocas: biscoito globo, feijoada, farofa, açaí, entre outras. Algumas opções gastronômicas tradicionais para visitar são a Confeitaria Colombo e o bar Pavão Azul.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *